Entenda como funciona o roteador VPN de um jeito simples e prático.
Afinal, não há nada melhor do que tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto para usar no seu dia a dia.
Por isso, entenda como funciona o roteador VPN. Confira!
Afinal, como funciona o roteador VPN?
Em primeiro lugar, quando você adquire os serviços de um provedor de Internet (ISP) eles fornecem um roteador padrão e o mais básico possível.
Nesse sentido, são exatamente essas caixinhas práticas que fazem a conexão dos seus dispositivos com à internet.
Dessa forma, esses tipos de roteadores são muito comuns na maioria das casas ou ainda no comando “Ok Google para comandos de voz”, e os roteadores VPN são muitos semelhantes com funções diferentes.
Internet com Software VPN
Em seguida, a principal diferença é que os roteadores VPN têm software VPN instalado neles.
Além disso, o que facilita muito a conexão e o uso de um serviço de VPN.
Afinal, com um roteador padrão, você vai precisar instalar o software VPN em cada um de seus dispositivos habilitados para Internet antes de se conectar à rede dessa VPN.
Internet com Roteador VPN
No entanto, é bom lembrar que um roteador VPN vai cobrir todos os gadgets em sua casa assim que você o configurar.
Além disso, você e sua família podem usar vários dispositivos simultaneamente com muito pouco incômodo e aproveitar a mesma criptografia VPN que você esperaria usando um aplicativo VPN.
Afinal, o Roteador VPN vs Aplicativo VPN, qual o melhor?
Dessa forma, se você está decidindo experimentar um serviço de VPN por conta própria, você precisa ficar atento a alguns detalhes.
Ou seja, o melhor a fazer nesse caso é evitar diversas configurações individuais.
Nesse sentido, a opção por um roteador VPN ou um aplicativo VPN é fácil de escolher.
Além disso, cada um desses recursos tem sua própria lista de vantagens e desvantagens que você vai poder verificar logo abaixo. Confira!
Sistema de conexão profissional: Roteador VPN vs Aplicativo VPN
Proteja todos os seus dispositivos
Em primeiro lugar, como mencionamos anteriormente, um roteador VPN facilita a proteção de todos os seus dispositivos. Instalar o software VPN em cada um de seus gadgets é uma tarefa tediosa, e a maioria dos provedores de VPN também limita o número de dispositivos que você pode cobrir com uma única assinatura de rede privativa (o padrão do setor permite a conexão de até cinco dispositivos). Em um roteador VPN isso não é um problema. Com um RVPN, você pode conectar um número infinito de dispositivos, não importa se estiver usando uma conexão WiFi ou Ethernet via cabo.
Compatibilidade do dispositivo
Em seguida é bom lembrar que os aplicativos VPN nem sempre são compatíveis com todas as plataformas – algo que os usuários do Linux certamente podem confessar sem medo! Os roteadores VPN podem compartilhar acesso VPN e proteger qualquer dispositivo com funcionalidade WiFi. Isso também se estende a dispositivos não nativos que também não funcionam com aplicativos VPN, como consoles de jogos Xbox, PS5 etc., e TVS inteligentes.
Desbloquear conteúdo com restrição geográfica
Nesse sentido, as VPNs se destacam no acesso a conteúdo com restrição geográfica que não está disponível em sua localização atual, e os roteadores VPN são igualmente bons para desbloquear bibliotecas internacionais de todo o mundo. Ao alterar sua localização com um endereço IP novo (e temporário), você poderá desbloquear a Netflix de qualquer lugar e outros sites com restrições geográficas.
Conveniência total
Por fim, você precisará fazer login no seu aplicativo VPN sempre que quiser usá-lo. Os roteadores VPN eliminam essa etapa extra, portanto, você só precisará inserir suas credenciais uma vez ao configurar sua conexão com a Internet. Então, você estará pronto, funcionando e não precisará desconectar para fazer login outras várias vezes na semana.
Veja também: Identidade digital – Veja o passo a passo
Continue nos acompanhando!