Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata afeta cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também revela números alarmantes acerca da doença. De acordo com o instituto, com informações divulgadas em 2022, essa doença aflige mais de 25% dos brasileiros, acima dos 50 anos, representando um grande problema de saúde ocular no país.
Estima-se que 50% dos casos de cegueira do mundo estejam relacionados a essa condição. Além disso, a doença causa outros problemas, como visão turva e sensibilidade à luz.
Apesar de preocupante, os riscos da catarata podem ser minimizados ou até solucionados com o diagnóstico precoce. Desse modo, o paciente tem a possibilidade de fazer a cirurgia e melhorar a sua visão.
E a tecnologia pode ajudar significativamente na contribuição na detecção dessa doença. Como? Saiba mais sobre isso!
Peek Vision: app para detectar catarata
O Peek é um aplicativo, criado em 2018 pela Peek Vision — uma companhia inserida no desenvolvimento de soluções para facilitar detecção de doenças nos olhos. Andrew Bastawrous, médico e pesquisador, está à frente desse projeto.
Durante o seu doutorado (2012 a 2013), desenvolvido na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Bastawrous notou que indivíduos do Quênia tinham grandes dificuldades em procedimentos para identificar problemas nos olhos, devido à falta de recursos nas localidades.
Com isso, o médico entendeu que a tecnologia poderia ser uma ferramenta essencial para solucionar esse problema. Por isso, criou o eye-phone — um aplicativo que permite exames por meio do smartphone.
Assim, oftalmologistas que atuam longe dos principais centros urbanos poderiam realizar exames e detectar problemas nos olhos, como a catarata, de pessoas em comunidades remotas.
Com o tempo, o projeto ganhou mais corpo, chegando a ser validado pela comunidade científica. Em 2014, identificou-se que essa ferramenta tem a mesma exatidão que as avaliações convencionais. E nos últimos 10 anos, o projeto se ampliou para outros países, fazendo parte de políticas públicas de governos e instituições.
Como detectar catarata com esse app?
O Peek é um aplicativo bastante funcional. Portanto, o médico precisa apenas abrir a ferramenta no celular e ativar o LED de flash. Em seguida, ele precisa aproximar o aparelho, em cada um dos olhos.
Com isso, o aplicativo vai mostrar a condição ocular do paciente, mostrando se ele possui catarata. Além disso, a ferramenta consegue verificar se a pessoa precisa usar óculos para corrigir outros problemas.
Projetos de saúde dos olhos nos países
A Peek Vision atua em diferentes países da Ásia e África, ajudando na detecção de problemas nos olhos. Sendo assim, ela tem presença no Nepal, Paquistão, África do Sul, Etiópia, Botswana, Quênia, Gana, entre outras nações.
De acordo com o banco de dados da organização, a Peek Vision já realizou exames, por meio de smartphones, em mais de 8 milhões de pessoas. Além do mais, já detectou mais de 1,6 milhão de situações que exigem tratamento ou cirurgia.
Para acessar a plataforma, clique aqui.
Leia também: Aplicativos avisam quem errou a senha do celular.
O que achou deste conteúdo? Então, aproveite e confira mais novidades no Busca Aqui.